RSS

Esquentando os motores para Algoritmos

29 set

Depois de alguns semestres lecionando disciplinas mais avançandas nos cursos de Informática (Integrado e Licenciatura) do IFRN, em 2014.2 voltarei a lecionar uma básica. Aquela que eu considero como a mais importante do curso: Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Sim, considero com a mais importante porque faça uma boa disciplina (aprenda de verdade, não é só ser aprovado) e tenha um restante de curso tranquilo. Não aprenda de verdade (embora seja aprovado) e padeça o resto do curso.

Justamente por isso, as discussões sobre como “ensinar algoritmos?” são sempre muito constante. Qual a melhor linguagem? Fazer no papel? Usar computador? O que mais pode ser usado? O que os outros fazer? São questões comuns. Por outro lado, existem várias iniciativas ao redor do mundo para o ensino de programação. Incluindo para pessoas comuns, que não usarão programação no seu dia-a-dia. Sou um grande fã delas.

Atualmente, minha linguagem preferida para ensino de programação é Python. E será utilizada como linguagem de programação para praticar o que veremos nas aulas de Algoritmos. Importante destacar que o objetivo não é o ensino de Python, ou uma outra linguagem de programação qualquer, mas sim os fundamentos de lógica de programação. A linguagem aqui é meio e não fim.

Mas antes irei utilizar outras ferramentas mais lúdicas, como o Code.org, uma das iniciativas citadas anteriores. O site em si é em inglês mas os tutoriais estão em portugês do Brasil. Os vídeos com as instruções do que fazer em cada aula estão legendados, mas parecem estar bugados. Na janela onde o vídeo aparece tem uma aba “Nenhum vídeo? Mostrar notas.” Clicando ali, é exibido o texto do que eles falam.

Outra ferramenta bem parecida com essa, é o Scratch. Sendo que essa você deverá baixar e instalar. Além de não ter o acompanhamento que tem no Code.org. Mas tem liberdade para criar mais coisas. O céu é o limite.

Evoluindo para Python, também usaremos uma ferramenta online para auxiliar o processo de aprendizado, Codecademy. Ele tem cursos de várias linguagens, não só Python. Em disciplinas futuras, podemos usar outras, como HTML/CSS e JavaScript. Álias, onde mais tenho utilizado o Codecademy é em disciplinas de desenvolvimento web. Com um bom retorno.

Um recurso que eu sinto falta no Codecademy é a possibiliade de fazer um cadastro como professor e montar turmas com alunos, pra facilitar o acompanhamento. O Code.org tem esse recurso, mas ainda preciso ver até onde vai.

 
3 Comentários

Publicado por em 29/09/2014 em Profissional

 

Tags: , , ,

3 Respostas para “Esquentando os motores para Algoritmos

  1. Givanaldo Rocha de Souza

    30/09/2014 at 08:48

    Muito bem Adorilson. Eu estou lecionando algoritmos há três semestres consecutivos no médio e no superior e ainda vejo que os alunos sofrem bastante com a pouca prática de raciocínio lógico, além de estarem mais preocupados em passar na disciplina do que em aprender.

     
  2. Aluno do IFRN

    26/12/2014 at 22:24

    Caramba professor Adorilson, ótimo texto e ótima linha de raciocínio! Atualmente estou no 3° ano de informática e minha base foi horrível! Fui aprovado, porem sem o mínimo domínio do assunto e me dei super mal em POO! Parabéns pela sua iniciativa, espero que dessa forma você esteja conseguindo não somente aprovar seus alunos, e sim envolvê-los no mundo da programação, pois assim os alunos passarão a ver a matéria com outros olhos e com isso conseguir um maior aproveitamento do curso, que por sinal é ótimo. Parabéns!

     
  3. Leonardo Lucena

    06/02/2015 at 18:21

    Adorilson, aqui no campus Natal-Central desenvolvemos uma linguagem para ensinar programação. A linguagem, chamada de Potigol, usa as palavras-chave de Portugol mas com uma sintaxe semelhante a de Ruby e uma semântica inspirada em Scala. Dê uma olhada: http://potigol.github.io . Ainda não chegamos a usá-la em cursos regulares.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: