RSS

Uma nota sobre álgebra relacional e o concurso do IFRN

27 jan

No concurso que eu fiz para professor efetivo de Sistemas de Informação do IFRN, uma das questões discursivas era sobre a álgebra relacional por trás dos modelos de banco de dados. Envolvia conceitos que pouca gente deve conhecer, embora todos que trabalhem com banco de dados usem isso na prática todos os dias. A questão era resolvida com uma linha, mas o conhecimento necessário para saber o que colocar nessa uma linha (um simples SELECT <campos> FROM <tabela> (ou coisa do tipo)), e saber que era somente uma linha, era o que estava de verdade sendo avaliado. Costumamos ter a insegurança de achar que respostas curtas e simples estão erradas.

Abri agora a prova que foi aplicada ontem(26/01/2014) e adivinhem sobre o que tratava a primeira questão discursiva, a primeira questão que o candidato iria ver ao abrir a prova? Sobre exatamente a mesma álgebra relacional. Sendo que dessa vez, o candidato teria que ser mais inventivo (não sei se intencional, mas em um concurso para professores, isso também tem um bom fator didático/pedagógico). No meu concurso, foi dado o modelo e pedia-se o SQL, nesse ano o próprio modelo tem que ser apresentado pelo candidato e depois ele escrever alguns SQL’s exemplificando os conceitos de Seleção, Projeção, Junção e Produto Cartesiano.

Dizem que provas[/questões de concursos] não medem o conhecimento de ninguém. Diria que aí estão exceções para comprovar essa regra(?). Questões muito bem elaboradas e que realmente exigia um bom conhecimento do candidato. Também acredito que, em ambas as situações, essas questões foi a desgraça de muita gente.

As provas e gabaritos do concurso desse ano estão aqui.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 27/01/2014 em Sem categoria

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: