RSS

Ubuntu 12.04 LTS em um Asus Eee PC 1005PEB

20 set

Em meados de 2010 comprei um netbook Asus Eee PC 1005. Como foi um semi-novo, comprado de um usuário de GNU/Linux, ele já veio com o Ubuntu 10.04, que era o último LTS lançado na época. E desde então estava com essa versão.

Agora que saiu o mais novo LTS, o 12.04, fiz a atualização. Mas em vez de formatar, e fazer uma instalação limpa, fiz a atualização completa, conhecida como dist-upgrade, como já tinha feito várias outras vezes. Esse tipo de atualização lhe dá a comodidade de não precisar fazer as configurações e instalações de aplicativos que sempre são feitas depois da instalação do sistema operacional. Mas sempre há o risco de algo sair errado.

E dessa vez saiu: a rede não era inicializada junto com o restante do sistema operacional, o touchpad travava vez ou outra e algumas vezes a tela ficou toda preta, o que forçava uma resetada na máquina. Para o primeiro problema, resolvi inicializando o serviço de rede manualmente (agradeço ao John Wendell pela ajuda com isso), o segundo colocava um mouse para poder mover o cursor, mas o terceiro teve consequências*, a ponto de me obrigar a fazer uma instalação limpa.

Antes de comentar sobre como foi o reconhecimento do hardware, alguns pontos sobre o processo de instalação:

  • sempre coloque o /home em uma partição diferente do /. Isso evita inconvenintes futuros, como ter de obrigatoriamente fazer backup antes de uma instalação dessas e restaurar depois;
  • uma novidade que eu gostei no instalador do Ubuntu 12.04 é o reconhecimento do teclado. Ele vai pedindo para você apertar algumas teclas e perguntando se o teclado tem algumas outras, com base nisso seleciona o tipo de teclado para você;
  • eu iria colocar para partição / com 10GB de tamanho, mas ele só permitiu 18GB. Não sei se isso é um valor mínimo definido, baseado sabe-se lá em que pela Canonical (o meu outro computador tem o / com 6GB há um bom tempo), ou é uma porcentagem em relação ao tamanho do HD.

Sem fazer configuração alguma após a instalação, a compatibilidade foi a seguinte:

Ubuntu 12.04 no Asus Eee PC

Ubuntu 12.04 no Asus Eee

  • Vídeo OK
  • Saída para datashow – OK. Só plugar que ele já faz o ajuste, pelo menos no datashow que testei.
  • Som – OK. Caixas internas e fone de ouvido.
  • Microfone – não testado.
  • Tecla Fn – OK
  • Touchpad – OK
  • USBs – OK
  • Placa de rede – OK
  • Rede sem fio – OK
  • Suspensão – OK

É isso. Estou bastante satisfeito com o Ubuntu 12.04.

* Depois eu fui descobrir que essa apagar acontecia quando se aumentava o brilho ao máximo na tela de boot. Deve ter um bug ali que quando o brilho chega ao máximo a tela fica preta. Bizonho isso.

 
3 Comentários

Publicado por em 20/09/2012 em Sem categoria

 

Tags: , , , , ,

3 Respostas para “Ubuntu 12.04 LTS em um Asus Eee PC 1005PEB

  1. Tadeu Ferreira Oliveira

    21/09/2012 at 17:15

    Suspensão? E os amortecedores? e Freio?

     
  2. Renato Siqueira

    04/11/2012 at 15:06

    Bacana. Quando tava no começo do post pensei “Será que esse cara vai conseguir fazer a atualização sem dar zinca?”, pois é o que aconteceu em 100% das vezes com amigos carnais e virtuais. E eu tô adorando a inteligência que essas distros estão vindo na questão de hardware. Que continue assim.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: